Cessna SkyCourier, novo avião da Textron Aviation, recebe certificação da FAA

Foto: Textron Aviation

A Federal Aviation Administration (FAA), agência reguladora da aviação civil nos Estados Unidos, certificou nesta semana mais uma aeronave da fabricante Textron Aviation. Trata-se do Cessna SkyCourier, que fez seu primeiro voo em maio de 2020 e desde então seus três protótipos realizaram mais de 2 mil horas de testes em voo.

A linha de produção da aeronave está em andamento e o primeiro modelo deve ser entregue em breve à FedEx Express, que fechou um acordo para aquisição de até 100 aeronaves, com um pedido inicial de frota de 50 aviões de carga e opções de mais 50.

Continua após a publicidade

“A certificação FAA para o Cessna SkyCourier demonstra a experiência e o trabalho árduo de nossos funcionários, bem como o investimento contínuo da Textron Aviation no fornecimento de soluções para nossos clientes”, disse Ron Draper, presidente e CEO da Textron Aviation.

“O SkyCourier traz para este segmento o que os clientes disseram que precisam: a capacidade de carregar, voar e descarregar com baixos custos operacionais, máxima flexibilidade e eficiência da cabine. Esperamos que o SkyCourier seja um cavalo de batalha da frota para a FedEx e muitos outros clientes em todo o mundo nas próximas décadas”, completou.

A aeronave, que pode voar na versão cargueira ou passageira, levando até 19 clientes, conta com dois motores Pratt & Whitney PT6A-65SC, aviônicos Garmin G1000 NXi e tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 200 nós (370 km/h). O SkyCourier tem um alcance máximo de 900 milhas náuticas (1.667 km), possui uma grande porta e uma cabine de piso plano que é dimensionada para lidar com até três contêineres LD3, com uma capacidade de carga útil de 6.000 libras (2.721 kg).

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário