Azul apresenta o primeiro cargueiro “Classe F” do mundo

A Azul apresentou na quarta-feira (09) em seu hangar de manutenção no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o primeiro jato da família E-Jet dedicado exclusivamente ao transporte de cargas. Categorizado como “Classe F”, o projeto desenvolvido pela companhia contou com colaboração da LHColus Tecnologia, que também auxiliou na preparação da cabine, prova de conceito e voos de teste.

A cerimônia contou com a presença de executivos da Azul, da LHColus e da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que certificou o avião no último dia 1º. Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, pontuou: “Estamos muito animados com a certificação da primeira aeronave Classe F cargueira do mundo e eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos neste projeto, e em especial à participação da ANAC.”

Continua após a publicidade

“A Azul ajudou a dobrar o mercado de aviação brasileiro nos últimos treze anos. Um fator fundamental para esse crescimento foi o E1. Hoje, com o lançamento do primeiro cargueiro Embraer Classe F do mundo, pretendemos novamente transformar o mercado brasileiro, desta vez em logística”, destacou Abhi Shah, Vice-Presidente de Receitas da Azul.

Cabine Classe F

O primeiro jato Classe F do mundo é o PR-AXW, um Embraer 195 recebido novo de fábrica pelo Azul em outubro de 2013. Além dele, há mais uma unidade já configurada. Dentro de 15 dias, outras duas aeronaves já estarão configuradas. A categorização na Classe F significa que a aeronave é certificada para transportar cargas na cabine, em containers resistentes calor e ao fogo, com um sistema inovador de detecção de incêndio através de câmeras térmicas.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário