Primeiro voo internacional do Boeing 787-9 da LATAM com tripulação brasileira é realizado

A LATAM Brasil realizou o primeiro voo internacional do Boeing 787-9 Dreamliner com tripulação brasileira. A aeronave (PS-LAA) decolou de São Paulo/Guarulhos hoje (5), 00h58, e aterrissou em Madri às 14h34 (horário local). A empresa é a primeira linha aérea nacional a operar voos com o Boeing 787 no país e também projeta estreá-lo no voos para os Estados Unidos no próximo dia 23 fevereiro no voo entre São Paulo/Guarulhos-Nova York (JFK).

O Dreamliner, que voou anteriormente na divisão chilena da LATAM como CC-BGO, fez seu primeiro voo comercial com a matrícula brasileira no dia 23 de Outubro do ano passado em um voo entre Guarulhos e Manaus. Até a estreia do Boeing nos voos internacionais, a LATAM o manteve nas rotas entre Guarulhos e Manaus e também entre Guarulhos e Recife. Esse foi o primeiro de quatro Boeing 787-9 que devem compor a frota da LATAM Brasil e todos eles são provenientes da LATAM Chile, que atualmente conta com uma frota de 22 aeronaves do modelo, sendo dez do Boeing 787-8 e doze do Boeing 787-9.

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Equipado com dois motores Rolls-Royce Trent 1000, o Boeing 787-9 (PS-LAA) tem capacidade para 300 passageiros, sendo 30 na classe Executiva, 57 na Premium Economy e 213 na econômica.

Foto: divulgação

“Viajar no Boeing 787 com tripulação brasileira é mais uma grande entrega para o cliente da LATAM de todo o Brasil. Ao mesmo tempo, estamos construindo uma frota mais homogênea e moderna, o que nos torna cada vez mais eficientes e competitivos”

destaca Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

O Boeing 787 Dreamliner vem somar à estratégia de eficiência operacional e competitividade da companhia em três frentes: frota, pessoas e sustentabilidade. Na primeira, está relacionada à concentração em uma única família de aeronaves – no caso a Boeing com os modelos 767, 777 e 787 – para voos internacionais de longa distância. 

A eficiência do novo modelo também garante melhor aproveitamento de recursos humanos da companhia. Como consequência de ter uma frota única de wide-bodies, a LATAM poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operação do B 787-9 Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais realizaram apenas um treinamento curto e específico para concluir a capacitação. E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.

Já no quesito sustentabilidade, a tecnologia avançada do 787-9 Dreamliner reduz em 25% o consumo de combustível e o nível de emissão de CO2, além de proporcionar 50% de diminuição no padrão de ruídos sonoros. 

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