LATAM recupera 95% da sua operação doméstica no Brasil

Guilherme Dotto

Pronta para a alta temporada no Brasil, em dezembro, a LATAM retoma 95% da sua oferta doméstica de assentos, medida em ASK, sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos, em comparação com dezembro de 2019, período pré-pandêmico.

Ao todo, são 583 voos domésticos por dia para 49 aeroportos brasileiros, número que antes da pandemia era 44. Nos últimos três meses, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a LATAM lidera o mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

Em dezembro, a companhia inaugurou operações em Jericoacoara (JJD) e Vitória da Conquista (VDC). Para o primeiro trimestre de 2022, a LATAM já iniciou as vendas de passagens para Bauru (JTC) e se prepara para abrir muito em breve as vendas para Juiz de Fora (IZA), Cascavel (CAC), Caxias do Sul (CXJ), Presidente Prudente (PPB) e Sinop (OPS). Em paralelo, já estuda outros 10 destinos para inaugurar no restante do ano no país.

Do Brasil para o exterior, a LATAM retoma em dezembro quase metade (49%) da sua oferta internacional de assentos em relação a dezembro de 2019, com voos restabelecidos para 19 destinos. No início deste mês, a companhia voltou a voar para Orlando, Milão e Londres e já anunciou que retomará em janeiro de 2022 o voo para Punta del Este.

Somadas todas as suas filiais, o Grupo LATAM prevê retomar até 69% da sua oferta total de assentos em dezembro de 2021, na comparação com dezembro de 2019. Além disso, prevê operar neste mês quase 1.212 voos diários, entre domésticos e internacionais, para 129 destinos em 18 países.

Na divisão de cargas, a companhia programou 1.150 voos em aeronaves cargueiras, com um nível médio de utilização 20% superior ao do mesmo mês de 2019. Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.

Voos internacionais retomados pela LATAM

Os 19 destinos internacionais já retomados pela LATAM a partir do aeroporto de São Paulo/Guarulhos são: Santiago (16 voos semanais), Lima (12 voos semanais), Buenos Aires/Aeroparque (11 voos semanais), Buenos Aires/Ezeiza (2 voos semanais), Mendoza (3 voos semanais), Montevidéu (8 voos semanais), Assunção (8 voos semanais), Bogotá (5 voos semanais), Cidade do México (6 voos semanais), Frankfurt (5 voos semanais), Paris (5 voos semanais), Lisboa (6 voos semanais), Madri (5 voos semanais), Barcelona (4 voos semanais), Milão (3 voos semanais), Londres (4 voos semanais), Miami (7 voos semanais), Nova York (7 voos semanais) e Orlando (3 voos semanais). Além disso, a companhia já reativou a rota Rio de Janeiro/Galeão-Santiago (4 voos semanais).

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário