Nova administradora pretende internacionalizar aeroportos do interior de SP

Guilherme Dotto
Últimos posts por Guilherme Dotto (exibir todos)

O Grupo Voa SE, vencedor do leilão do bloco Sudeste, realizado em julho de 2021, de aeroportos administrados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), planeja internacionalizar as operações dos aeroportos de Ribeirão Preto, Bauru, Jundiaí e Sorocaba.

Desde 2017, a empresa opera em outros cinco aeroportos no Estado, por meio do Voa SP, e a partir desta terça-feira (05), os dois negócios passarão a ser controlados por uma nova holding, a Rede Voa.

Continua após a publicidade

A Rede Voa, formada por algumas empresas de engenharia, lideradas pela Terracom, deverá iniciar o período de transição, que deve durar cerca de 90 dias. O contrato estabelecido é de 30 anos, e nele estão previstos investimentos de R$ 266,5 milhões, sendo que 40% desse valor deverá ser aplicado já nos primeiros quatro anos.

“O primeiro ano não foi fácil. Os aeroportos têm uma legislação complexa, amarrada, além da própria agência reguladora. Era um aprendizado para ambos os lados, para o Estado e para as empresas, que vieram da construção. Porém, com o tempo as coisas mudaram. Se entendeu a sistemática da operação desses aeroportos que não são comerciais, em que a tarifa não chega a 30% de todo o negócio. O foco são receitas acessórias. Passou-se e entender o aeroporto como polo de atração de investimentos.”

disse o presidente, Marcel Moure.

O principal aeroporto do novo bloco é o de Ribeirão Preto, e a ideia é internacionalizá-lo, podendo ter voos comerciais para fora do país no futuro. Voos para a América do Sul e Caribe deverão ser os mais cogitados. Devido ao tamanho da pista, não estão previstos voos para Estados Unidos e Europa, que são feitos com aeronaves de maior porte, o que exigiria obras na pista, atividade que não está nos planos.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário