GOL anuncia intenção de aquisição de 250 aeronaves eVTOL

A GOL Linhas Aéreas anunciou nesta terça-feira (21) que assinou um protocolo de intenções não-vinculante com a empresa de leasing Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A companhia contou com o apoio do Grupo Comporte, uma entidade de seu acionista controlador que está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto.

Em desenvolvimento pela empresa britânica Vertical Aerospace, o modelo VA-X4 eVTOL é considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente. Assumindo que a aeronave seja certificada e que as suas entregas aconteçam com sucesso, a GOL espera iniciar operações com o VA-X4 em meados de 2025.

Continua após a publicidade

O VA-X4 pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 km (100 milhas) e velocidade máxima de 320 km/h (200 mph). A aeronave eVTOL também produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário