A frota da Itapemirim Transportes Aéreos

Recém chegada no mercado, a Itapemirim Transportes Aéreos, empresa aérea do Grupo Itapemirim, vem gradatiamente conquistando seu espaço. Atendendo um total de 13 cidades, a companhia já conta com 6 aeronaves, com a previsão de incorporar novas unidades em breve.

Até o atual momento, a ITA mantém uma frota padronizada apenas com jatos Airbus A320, que possui idade média de 16 anos. Essa alternativa de padronização, reduz os custos de manutenção e treinamento, se comparada a uma frota diversificada em modelos de aeronaves e fabricantes.

Continua após a publicidade

Os aviões, que possuem as matrículas PS-AAF, PS-ITA, PS-MGF, PS-SFC, PS-SPJ e PS-TCS, receberam uma configuração interna para transportar até 162 passageiros. Listamos a baixo, algumas curiosidades relacionadas a frota da mais nova companhia brasileira:

A primeira aeronave

Recebido pela Itapemirim em 20 de fevereiro de 2021, o Airbus A320-200 com número de série 2859 e matrícula PS-SPJ, foi o responsável por fazer a companhia decolar de fato. A aeronave, que homenageia o presidente do grupo, Sidnei Piva de Jesus, realizou todos os voos de certificação da empresa, além da primeira operação regular, em 1º de julho.

Entregue inicialmente a espanhola Spanair, em novembro de 2005, o jato permaneceu na companhia até o ano de 2012, quando foi repassada a Vueling, que seria sua última operadora antes de ser entregue à ITA. Atualmente, a aeronave possui 15.9 anos de idade.

A aeronave com mais tempo em serviço

Sendo o terceiro jato recebido pela companhia, o Airbus A320-200 com número de série 2156 e registro PS-SFC, chegou ao Brasil em 6 de junho de 2021. A aeronave, em sua matrícula, presta homenagem ao diretor de Segurança Operacional da ITA, Sydnei F. Casarini.

Inicialmente entrege a Valuair, de Cingapura, em março de 2004, o jato passou por companhias como Jetstar, Anadolujet e por último, a Turkish Airlines, antes de ser recebido pela Itapemirim. Atualmente, a aeronave possui 17.6 anos de idade.

Sabe-se que quanto maior for a idade de um avião, este demandará um maior custo operacional, porém, se relacionado a segurança, o fator principal a ser considerado é a manutenção destas aeronaves.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário