Segundo Embraer 195 pintado nas cores da Azul Cargo entra em operação

Entrou em operação nesta segunda-feira (2) pela Azul Cargo, divisão cargueira da Azul, o mais novo integrante da frota. Trata-se do jato Embraer 195 de matrícula PR-AXW, que foi adaptado para o transporte de cargas na cabine de passageiros nos hangares da companhia no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Após inspeção e liberação por parte de técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o -AXW foi trasladado ontem (1º) da Pampulha para Viracopos e entrou hoje na malha cargueira realizando o voo AZU2020, que liga as cidades de Campinas e Vitória.

Continua após a publicidade

Batizado de “Azul Cargo Premium”, o jato de fabricação brasileira teve que passar por alguns processos de adaptação antes de ser liberado. Como por exemplo, houve a desativação das máscaras de oxigênio presentes na cabine de passageiros, assim como o desligamento de todo o sistema LiveTV que equipam os Embraer 195 da Azul. O processo de pintura levou aproximadamente três dias.

Outro processo de adaptação realizado nos Embraer 195 cargueiros é a retirada de algumas poltronas para acomodação de cargas com dimensões menores entre elas. A altura máxima da carga não deve exceder a altura dos assentos e o peso máximo permitido é de 190 kg.

No total, a Azul já realizou a adaptação de cinco E195, porém dois deles foram readaptados para o transporte de passageiros. Com isso, a frota atual da Azul Cargo conta com três E-Jets adaptados: PR-AYO e PR-AXW (ambos com a pintura da divisão cargueira) e PR-AUK (ainda permanece com a identidade visual da Azul).

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário