FAB está utilizando drone pilotado via satélite em Operação contra o desmatamento

Gabriel Benevides

Pilotado via satélite, o modelo RQ-900 da Força Aérea Brasileira está contribuindo com imagens exclusivas e, em tempo real, na Operação Samaúma, que visa combater os incêndios florestais e o desmatamento ilegal.

As operações com o ‘drone’ ocorrem a partir do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso (PA). A operação especial conta com controle e coordenação tática, de forma remota, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília-DF.

Continua após a publicidade

Segundo a FAB, as operações com uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) se torna não só essencial, mas também há um ganho operacional das capacidades de aviação de Reconhecimento e inteligência da FAB, já que o RQ-900 possui uma autonomia de até 30 horas de voo e voa até 9.000 metros de altura.

Curiosamente, o RQ-900 conta com um conjunto de 10 câmeras de alta resolução denominadas SkyEye para dar apoio na vigilância de uma região inteira, permitindo o monitoramento de diversos alvos simultaneamente.

Com isso, o ARP pode imagear, descobrir e fotografar focos de incêndio e desmatamento da Amazônia. E, de Brasília, militares da inteligência da FAB e do Exército Brasileiro (EB) fazem análises do conteúdo captado, inclusive, com sensores exclusivos para captar ondas de calor, dando suporte à Operação e aos Comandos Conjuntos e às agências reguladoras e de fiscalização.

Operação Samaúma

Com o objetivo de combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental, na região norte do País. A Operação Samaúma foi deflagrada pelo Governo Federal e conta com a participação conjuntas das Forças Armadas, órgãos e entidades de proteção ambiental, além de agências e instituições policiais.

Na missão, a FAB é responsável por dar o suporte de inteligência, vigilância e reconhecimento, no fornecimento de imagens aéreas, ao utilizar as aeronaves P3-Am Orion, R99, A-1, H-60 Black Hawk e o RQ-900 (aeronave não tripulada e controlada via satélite).

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário