Exercício Conjunto Tápio 2021: ALA 5 receberá pela primeira vez aeronaves C-17 Globemaster III da USAF. Veja datas.

Gabriel Benevides

A partir de hoje (16), a ALA 5 com sede em Campo Grande (MS) será palco Exercício operacional Tápio 2021. O Exercício especial irá ocorrer até o dia 3 de setembro e visa aprimorar a doutrinação e capacidade operacional das Unidades Aéreas, Infantaria da Força Aérea Brasileira (FAB) e Forças Singulares.

Contudo, a novidade para a edição de 2021 será a vinda de duas aeronaves Boeing C-17 Globemaster da USAF que trará dois helicópteros de última geração MH-60 Pave Hawk, além de 80 soldados norte-americanos para a participação conjunta durante os exercícios.

Continua após a publicidade
O Sikorsky MH-60G/HH-60G Pave Hawk é atualmente a versão mais modernizada com base na plataforma do Black Hawk

Com isso, os C-17 estão programados para desembarcar em Campo Grande em duas datas, sendo nos dias 21 e 28 de agosto, onde permanecerão na ALA 5 somente para o desembarque dos helicópteros e tropas na ALA 5, retornando sete dias depois para levar o comboio até os Estados Unidos.

Os militares envolvidos durante os exercícios realizarão diversas missões que simularão um cenário de guerra não convencional, com destaque para as missões aéreas compostas (COMAO – Composite Air Operation), onde aeronaves de diferentes Aviações e Unidades decolam em um curto intervalo de tempo para realizar missões complementares em prol de um objetivo comum.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário