EXCON Tápio 2021 começa hoje na ALA 5

Texto e fotos por Marcos Junglas

A partir de hoje, a ALA 5 com sede em Campo Grande (MS) será palco de um dos maiores exercícios operacionais da Força Aérea Brasileira, o EXCON Tápio. Realizado desde 2017, a quinta edição do exercício ocorrerá entre os dias 10 de Agosto e 3 de Setembro.

Continua após a publicidade

Visando o adestramento e aprimoramento da capacidade operacional das Unidades Aéreas, Infantaria da FAB e Forças Singulares, ao longo das próximas quatro semanas, os militares envolvidos no exercício realizarão diversas missões em um cenário de guerra não convencional, com destaque para as missões aéreas compostas (COMAO – Composite Air Operation), onde aeronaves de diferentes Aviações e Unidades decolam em um curto intervalo de tempo para realizar missões complementares em prol de um objetivo comum.

Diante do atual cenário envolvendo a Pandemia relacionada ao COVID-19, todas as medidas estão sendo adotadas pela Força Aérea Brasileira de modo a garantir a segurança de todos os envolvidos no Exercício. Estima-se que o EXCON Tápio 2021 deverá contar com cerca de 30 aeronaves e mais de 900 militares. Ao longo dos próximos dias, o Contato Radar irá publicar uma série de reportagens abordando as principais aeronaves presentes ao Exercício e as missões que serão realizadas.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário