Avião laboratório elétrico da Embraer inicia campanha de ensaios em voo

Gabriel Benevides

Em busca de desenvolver um futuro de zero emissões de carbono. A Embraer atingiu uma nova fase com o início da campanha de ensaios de voo com o seu avião demonstrador elétrico. 

Desenvolvido especificamente para avaliar novas novas tecnologias e soluções que possibilitem a propulsão aeronáutica 100% elétrica e mais sustentável, o ‘laboratório voador’ tem realizado uma bateria de testes em Gavião Peixoto, unidade da Embraer localizada no interior de São Paulo. As pesquisas em eletrificação aeronáutica compõem um conjunto de outros estudos em busca de uma nova geração de energia renovável e a transição para um futuro de zero carbono. 

Continua após a publicidade

As primeiras avaliações em voo tripulado foram analisadas características primárias como potência, desempenho, controle, gerenciamento térmico e segurança de operação. O objetivo é demonstrar em condições reais os resultados obtidos em simulação computacional, ensaios em laboratório e integração da tecnologia em solo, que acontecem desde o segundo semestre de 2019. 

A Embraer conta neste projeto com a cooperação científica e tecnológica com duas renovadas provedoras de soluções de mobilidade elétrica, WEG e EDP. A estratégia de inovação aberta tem acelerado o desenvolvimento das tecnologias necessárias para aumentar a eficiência energética de futuras aeronaves a partir do uso e integração de dispositivos elétricos em um sistema de propulsão inovador. 

O projeto de cooperação tecnológica utilizou um sistema motopropulsor elétrico da WEG e um conjunto de baterias financiadas pela EDP que foram integradas em um EMB-203 Ipanema, uma aeronave que faz parte da história da Embraer e se tornou em 2004 o primeiro avião do mundo certificado e produzido em série para voar com um combustível de fonte renovável (etanol). 

Os resultados do Demonstrador Elétrico permitirão que a Embraer utilize o conhecimento adquirido para a aplicação de tecnologias inovadoras de eletrificação no desenvolvimento de novos produtos alinhados com a busca contínua de um futuro sustentável.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário