Avião da era soviética realiza incrível decolagem e se despede de Manaus dando ‘tchauzinho’

Gabriel Benevides
Foto: Plane Spotting Manaus HD via reprodução

Durante a semana, o Aeroporto Internacional de Manaus recebeu a ilustre visita de um Antonov An-12 de matrícula UR-CKL, operado pela ucraniana Cavok Air. 

Na ocasião, o veterano Antonov com 5 décadas de idade chegou na noite da última terça-feira (10), trazendo um carregamento com maquinário para uma usina, onde pernoitou para então seguir no dia seguinte (11/08), com destino à Fort-de-France (FDF). 

Continua após a publicidade
Vídeo: Plane Spotting Manaus HD

Entretanto, os spotters e entusiastas que aguardavam a decolagem da aeronave (inicia no minuto 4:41), não esperavam presenciar um show de imagens que estava prestes a acontecer. Após ter a sua decolagem autorizada pela torre de comando, o An-12 não só realizou uma decolagem americana, bem como aproveitou para exibir um wing-wave, uma espécie de “tchauzinho”. 

Momento em que o An-12 dá uma espécie de tchauzinho, mais conhecido como wing-wave.

Veterano com 50 anos de operações

Foto: Davi Brito

Versão militar do An-10, o Antonov-An 12 foi desenvolvido durante o período da União Soviética, sendo alimentado por 4 turboélices Ivchenko AI-20L ou AI-20M, garantindo ao veterano o peso máximo de decolagem de 61 toneladas, o que justifica o seu uso exclusivo para cargas.  

Acerca do UR-CKL, o avião está em operação por cerca de 50 anos, algo bastante atípico em uma indústria que apela para aeronaves mais eficientes e com menor custo operacional, o que justifica a aposentadoria de aeronaves clássicas como o MD-11 e o DC-10, por exemplo. Curiosamente, durante os últimos anos, houve um aumento expressivo na aposentadoria de aeronaves clássicas, principalmente após a crise da pandemia da covid-19, feito que parece não estar nos planos até o momento para a Cavok Air.

Para quem busca conhecer um pouco mais sobre a movimentação de aeronaves em Manaus, o Canal Plane Spotting Manaus HD acompanha de perto as novidades que acontecem no terminal aeroportuário, para conhecer o seu trabalho, basta clicar aqui.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário