Auxiliando no combate ao Coronavírus, FAB transporta vacinas para a Antártica

Fotos: 1º/1º GT

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na última quinta-feira (26) o transporte de suprimentos e vacinas contra a Covid-19 para a Antártica. O continente gelado abriga a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), local onde brasileiros conduzem diversas pesquisas de interesse para o país, como, por exemplo, a utilização de vegetais nativos para a cura do câncer, além de outras demandas de pesquisas nacionais e de cooperação internacional, fundamentais para a produção científica no Brasil.

A missão foi realizada pelo avião C-130 Hércules operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), localizado no Rio de Janeiro, que transportou 30 doses de vacinas e 1.500 quilos de gêneros alimentícios e materiais de apoio à Estação. Durante o inverno, o suprimento se dá somente por meio de lançamento aéreo, com apoio das aeronaves Hércules operadas pelo Esquadrão Gordo.

Continua após a publicidade

“Apesar das dificuldades encontradas durante toda a missão, dentre elas as condições climáticas extremas e adversas, a tripulação alcançou o êxito no lançamento aéreo, demonstrando mais uma vez nossa capacidade de atender às demandas de interesse do País”, destacou a Comandante da aeronave, Major Aviadora Joyce de Souza Conceição.

A EACF está localizada na Península Keller, na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul. A Ilha Rei George, de aproximadamente 75 x 20 Km, possui uma calota de gelo permanente que cobre cerca de 95% da ilha e atinge a altitude máxima de 686 metros, com uma espessura máxima de gelo de 357 m. Esta calota de gelo escorre a partir do platô central em direção à baía do Almirantado, formando várias geleiras, que mergulham nas águas da baía.

A península Keller está situada no extremo norte da baía do Almirantado e é uma entre várias penínsulas livres de gelo nas Shetland do Sul. Ela avança cerca de 4 quilômetros a partir da calota de gelo da ilha Rei George, separando a enseada Mackellar da enseada Martel. Esta última é utilizada normalmente para fundeio dos navios que se dirigem à Estação Antártica Comandante Ferraz.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário