Latam Brasil amplia retomada no Brasil e aposta em aquecimento da demanda por passageiros

Gabriel Benevides

De olho no aquecimento da demanda à medida em que a vacinação contra a Covid-19 avança no Brasil, a Latam Brasil está atenta ao crescimento da procura por viagens aéreas. 

Em junho, por exemplo, a média da taxa de ocupação dos voos  domésticos da Latam no Brasil cresceu 5% em relação a abril e maio, período mais afetado pela segunda onda da pandemia, ficando na casa dos 81%, com aumento de 38% na oferta de assentos da Latam. Em julho, a taxa de ocupação cresceu para 82% e a expectativa é que ela continue crescendo para perto dos 85% até o fim de 2021. 

Continua após a publicidade

A companhia também observou que durante o fechamento das fronteiras internacionais para voos brasileiros, o turismo doméstico ganhou força, sendo o Nordeste campeão de vendas para viagens a lazer. Foi observando essa demanda e o avanço da vacinação que a Latam começou a apostar na melhoria do setor ainda para 2021 e iniciou um processo de retomada gradual, porém otimista. 

A Latam opera hoje no Brasil com 110 aeronaves, equivalente a 74% da atual frota da companhia no País. A expectativa é fechar 2021 com 85% do total (com 127 aeronaves voando diariamente), quando se espera a retomada de quase 100% da oferta de assentos pré-pandemia. Atualmente, a Latam possui 149 aeronaves na frota brasileira com média de 10 anos de uso.

Já na malha aérea, houve uma retomada de 75% da oferta de assentos no mercado doméstico brasileiro em julho em relação ao mesmo período de 2019, passando de 310 para 418 voos diários, e de 20% do internacional a partir do Brasil, com retorno de dois destinos no exterior: Paris e Bogotá. A companhia pretende voltar com os seus 26 destinos para o exterior, tão logo as restrições para voos internacionais sejam retiradas. 

A unidade de cargas da Latam anunciou, em maio deste ano, a ampliação de 11 para 21 aeronaves na frota cargueira de aviões 767 até 2023. Somente em julho, a previsão para todos o grupo era de 1.030 voos em aeronaves cargueiras, o que representa 20% a mais do que no mês de 2019. 

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário