FAB celebrará os 148 anos de Santos Dumont com sobrevoo especial do KC-390 em Brasília

Gabriel Benevides

Em comemoração aos 148 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o Pai da aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizará uma solenidade militar com um sobrevoo especial nos céus da capital federal utilizando o KC-390 Millennium em ala com dois caças F-5, por volta das 10 da manhã nesta terça-feira (20).

O evento que ocorrerá na ALA 1, contará com a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont, importante condecoração da FAB criada em 1956, ano do 50º aniversário do primeiro voo do 14-Bis. A medalhe serve para reconhecer os trabalhos e serviços de qualidade prestados à Aeronáutica Brasileira ou seu valor, abrangendo: militares, cidadãos brasileiros e estrangeiros, além de instituições e organizações.

Continua após a publicidade
Medalha Mérito Santos-Dumont

Nascido em 20 de julho de 1873 na cidade de Palmira, atual Santos Dumont (MG), Alberto Santos Dumont foi o responsável pela criação de inúmeros projetos de dirigíveis, balões livres e aviões durante os anos de 1889 a 1909. 


Tal feito lhe consagrou o título de patrono da Aeronáutica Brasileira em decorrência de inúmeras contribuições da locomoção aérea mundial, se tornando o primeiro aviador a voar com um objeto mais pesado que o ar: o avião 14-Bis, no 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, na cidade de Paris, capital da França.

Além do famoso 14-Bis, Santos Dumont também foi o responsável pela criação do avião Demoiselle nº 20, modelo responsável por difundir-se mundialmente, já que Dumont não patenteava as suas aeronaves visando tornar a aviação mais popular e acessível.

 Réplica do Demoiselle 19 que se encontra em exposição no Museu Aeroespacial (MUSAL) no Rio de Janeiro
Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário