Chega ao Brasil o primeiro helicóptero Bell 407GXi IFR

Foto: Bell

Neste mês de julho, chegou ao Brasil a primeira unidade do helicóptero Bell 407GXi homologado para operações IFR (Regras de Voo por Instrumentos, em português) no país. Certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em abril do ano passado, o Bell 407 GXi é o primeiro e único helicóptero monoturbina certificado IFR pela ANAC.

De acordo com a TAM Aviação Executiva, empresa representante da fabricante norte-americana no país, o 407GXi passou a ser líder do segmento de 7 assentos em 2020 com uma considerável vantagem, com 53 unidades fabricadas frente a 20 do seu concorrente.

Continua após a publicidade

A versão IFR integra uma série de redundâncias dos sistemas da aeronave a fim de propiciar a segurança de voo necessária para garantir a certificação para voo por instrumento. Além disso, para ser equipado com o kit IFR, o helicóptero também recebe alguns equipamentos opcionais, entre eles um novo piloto automático de 3 eixos, kit de bateria com amperagem ampliada e novo radar altímetro, integrado com o painel G1000H NXi.

Avaliado em 4.3 milhões de dólares, o Bell 407GXi IFR pode acomodar um piloto e seis passageiros, sendo capaz de voar a 141 nós (261 km/h) e possui um alcance de 365 milhas náuticas (676 km). Com mais de 6 milhões de horas de voo acumuladas no mundo e mais de 1.500 unidades produzidas desde sua certificação, em 1995, o Bell 407 é uma das plataformas de asa rotativa mais consagradas e consolidadas no mercado mundial.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta