FAB realiza transporte aéreo de peixe-boi, animal que está em extinção no país

A Força Aérea Brasileira, por meio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), realizou, na última sexta-feira, 11, o transporte de um filhote de peixe-boi marinho. O mamífero, que está em extinção, foi resgatado na localidade Guarapiranga, no município de São José de Ribamar-MA.

O transporte do animal, realizado em aproveitamento, utilizou uma aeronave C-98A Caravan, que partiu de São Luís-MA às 07:20 com destino à cidade de Natal-RN.

Continua após a publicidade

O Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Corrêa de Souza, enfatizou a importância do apoio no translado aéreo. “Contribuímos para a preservação da vida do animal, cuja a espécie está em extinção. Atentamos para a preocupação de toda a equipe de profissionais envolvidos e da tripulação, para garantir o bem estar do animal durante o transporte”, disse.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de Aviação!

Por volta das 11:58, a aeronave pousou na Base Aérea de Natal, sendo recebido pela equipe do ICMBio local. O animal será estabilizado por 24 horas na base do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB/UERN).

Após esse procedimento, o peixe-boi será transportado, por meio terrestre, até a Ilha de Itamaracá-PE, para ser reabilitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CMA). Posteriormente, o filhote integrará o Programa de Soltura de Peixes-bois Marinhos do Brasil, retornando à natureza e contribuindo para a conservação do País.

Fotos: Sargento Amanda Martins – FAB ©

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário