Embraer P-95 da FAB localiza embarcação encalhada no Pará

O Esquadrão Netuno (3°/7º GAV), sediado na Ala 9, em Belém-PA, decolou, no dia 9, com a aeronave P-95 Bandeirulha para cumprir missão de treinamento de busca sobre o mar. A missão consistia na formação de um piloto e um observador SAR e transcorria de forma cotidiana, com a simulação de embarcações desaparecidas no mar. 

Entretanto, ao visualizar o Navio Patrulha Guanabara da Marinha do Brasil, a tripulação realizou contato e indagou sobre a necessidade de algum apoio por parte da aeronave. Na ocasião, a Marinha informou que existia uma embarcação encalhada em um banco de areia na foz do Rio Tocantins, região ao norte da cidade de Belém.

Continua após a publicidade

Após receber as coordenadas da área do possível sinistro, os pilotos deixaram a área de treinamento e engajaram para a busca real à embarcação. Ao chegar à região, os observadores identificaram o banco de areia e direcionaram os pilotos para a localidade.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de Aviação!

As técnicas e perícias, que antes eram aperfeiçoadas em treinamento, passaram a ser empregadas de forma real. As informações foram repassadas ao Navio Patrulha, que se direcionou para a área. A aeronave do Esquadrão Netuno permaneceu no local, monitorando a embarcação encalhada, averiguando as condições da área e aguardando a Marinha do Brasil, que chegou em seguida para o resgate da embarcação.

O Tenente Aviador João Victor de Paula falou da experiência. “É muito gratificante participar de uma busca real e sair com a sensação de dever cumprido. Essa missão ressalta a importância de todo o treinamento que realizamos dia a dia. Tenho certeza de que a vibração dessa tripulação foi transmitida para todo o Esquadrão e que experiências como essas nos motivam a seguir dando nosso melhor”, declarou.

Fotos: Tenente Alencar / 3º/7º GAV

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário