ANAC emite Certificação Operacional ao Aeroporto de Palmas

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, obteve a certificação operacional por meio da Portaria nº 5278 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) publicada no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira (30).

Com isso, o certificado atesta a capacidade operacional do terminal e seu funcionamento de acordo com as regras de segurança e excelência estabelecidos pelos órgãos da aviação civil nacional e internacional.

Continua após a publicidade

“A certificação é resultado de um esforço de toda equipe da Infraero e de um trabalho minucioso da ANAC para ampliar os benefícios do aeroporto para a região. Ela também confirma o estrito cumprimento das normas e reforça o compromisso da Infraero com a segurança e a qualidade das operações aeroportuárias”, afirma Juliano Duarte, superintendente do Aeroporto de Palmas.

De acordo com a Infraero, o Certificado Operacional de Aeroporto é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 139 da ANAC e autoriza o detentor a operar o aeroporto conforme o Manual de Operações do Aeródromo (MOPS).

Além disso, a certificação também identifica os serviços aéreos públicos autorizados, por meio das especificações operativas. As avaliações são orientadas pela Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), que determina os critérios operacionais a serem atendidos por terminais de todo o mundo. 

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário