Qual é a função do Pilatus PC-12 na Azul?

PP-BER, batizado “Águia Azul”

A Azul é uma companhia aérea que conta com diversos modelos de aeronaves em sua frota. Desde aeronaves pequenas para voos regionais, como o Cessna Grand Caravan e o ATR 72-600, até aeronaves grandes para voos intercontinentais, como o Airbus A330-200 e o Airbus A330-900neo.

Entretanto, o que poucos sabem, é que a Azul possui duas unidades do monomotor turboélice Pilatus PC-12, de fabricação suíça. A aeronave desempenha um importante papel dentro da empresa, sendo responsável por transportar mecânicos e peças mecânicas para atendimento de aeronaves em outras localidades, além de transportar tripulantes de voo da companhia que precisam assumir alguma etapa em outro aeroporto.

Continua após a publicidade

O Pilatus PC-12 possui uma autonomia de 7h30 de voo, sendo capaz de transportar 8 passageiros e até uma tonelada e meia de carga a bordo. Posicionadas de forma estratégica, a Azul mantém uma aeronave no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, enquanto a outra é mantida no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Ambos aeroportos possuem centros de manutenção da empresa, os quais você pode conhecer um pouco mais clicando aqui e aqui.

PR-BZE, batizado “Missão Azul”
Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário