Marinha francesa encomenda mais dois helicópteros H160

Guilherme Dotto
Últimos posts por Guilherme Dotto (exibir todos)

Nesta quinta-feira (20), a Direcção-Geral de Armamento (DGA) da França confirmou à Airbus o pedido de mais dois helicópteros H160s para a Marinha Francesa. Essas aeronaves vão se juntar à frota de quatro H160s já encomendados em 2020, sendo que o primeiro deles está sendo montado pela Airbus Helicopters em Marignane, no sul da França.

Os seis H160s serão entregues em uma configuração de Busca e Resgate (SAR) e começarão a operar gradualmente a partir de maio de 2022 da estação aérea naval Lanveoc-Poulmic (Bretanha), aeroporto de Cherbourg (Normandia) e estação aérea naval Hyères (França).

Continua após a publicidade

Aguardando as entregas do H160M “Guépard” no âmbito do programa French Joint Light Helicopter, esses H160s assumirão as missões SAR atualmente conduzidas pelos NH90s e Panthers.

Os seis H160s serão equipados com um guincho e uma cabine modular que pode ser otimizada para cada missão. Os H160s serão certificados para uso de óculos de visão noturna, que são necessários para operações de guincho à noite.

Ademais, ambos serão modificados em uma configuração militar leve pela Babcock, um provedor de serviços de engenharia complexos e críticos para governos, para atender às necessidades da Marinha francesa. Babcock integrará o sistema eletro-óptico de nova geração da Safran Electronics & Defense, Euroflir 410.

O H160, como uma aeronave bimotora média de próxima geração, movida por motores Arrano, é modular por design a fim de atender a missões que vão desde transporte offshore, privado e aviação executiva, serviços médicos de emergência e serviços públicos.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário