Dassault apresenta seu novo jato executivo: Falcon 10X

O Falcon 10X entrará em serviço no final de 2025. Fotos: Dassault

A Dassault Aviation apresentou nesta quinta-feira (6) seu novo jato executivo: Falcon 10X. Por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia ocorreu de forma online através do canal oficial da fabricante no YouTube. Para ver o lançamento, basta clicar aqui.

Segundo a empresa, o jato promete entregar um outro nível de conforto, versatilidade e tecnologia. Além disso, possuirá um alcance de 7.500 milhas náuticas, sendo capaz de voar direto, por exemplo, de São Paulo a qualquer lugar da Europa, São Paulo a Dubai e até mesmo a Auckland, na Nova Zelândia.

Continua após a publicidade

“O Falcon 10X oferecerá uma experiência incomparável ao passageiro em voos de curta e longa duração, juntamente com recursos de segurança inovadores da tecnologia utilizada em caças da Dassault. Otimizamos todos os aspectos da aeronave com o passageiro em mente e estabelecemos um novo nível de capacidade para aeronaves ultra-long-range“, disse o presidente e CEO da Dassault, Eric Trappier.

Um dos diferenciais do novo Falcon será sua cabine de passageiros. De acordo com a Dassault, o 10X terá a maior e mais confortável cabine do mercado e oferecerá maior modularidade do que qualquer outra aeronave de sua classe, com uma seleção de várias configurações de interior. Sua cabine terá 2,03 m de altura e 2,77m de largura. Isso o tornará quase 20 centímetros mais largo e 5 centímetros mais alto do que o jato executivo mais largo e mais alto construído para esse fim em operação atualmente.

Outra tecnologia que fará parte do jato é sua asa feita de material composto de fibra de carbono, para máxima resistência, peso reduzido e arrasto mínimo. Adaptada para velocidade e eficiência com coeficiente de sustentação bastante elevado, será equipado com dispositivos hipersustentadores oferecendo uma maior manobrabilidade em baixas velocidades de aproximação.

A cabine de comando também é um dos pontos de destaque. Ela estabelecerá um novo padrão de design, com telas sensíveis ao toque em toda a cabine. Um Sistema de Controle de Voo Digital de última geração, derivado diretamente da mais recente tecnologia militar da Dassault, fornecerá um alto nível de precisão e proteção de voo, incluindo um novo e revolucionário botão de modo de recuperação.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta