CISCEA conclui a instalação de novos equipamentos em Guarulhos

Últimos posts por Raphael Magalhães (exibir todos)


A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) finalizou com sucesso a substituição de todo o sistema de pouso por instrumentos do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Esse sistema orienta com precisão as aeronaves que aproximam uma determinada pista, principalmente em condições meteorológicas adversas.

A atualização e substituição foi iniciada em 2019, contando com o apoio de diversas instituições como o DECEA, GEIV, GRU Airport e INFRAERO. Esse apoio permitiu uma melhor coordenação operacional, de modo a minimizar o impacto nas operações aeroportuárias, além de treinamento específico para as equipes de manutenção.

Continua após a publicidade

Para interferir o mínimo possível no dia-a-dia do aeroporto, foi feita uma análise do histórico de tráfego aéreo e da meteorologia do aeródromo. Dessa forma, foram escolhidas a época com a melhor condição climática e o menor movimento de aeronaves para as substituições dos ILS, feitas uma por vez.

“Por uma questão de segurança e confiabilidade, todo auxílio à navegação aérea é submetido a uma série de testes técnicos antes de ser disponibilizado para a aviação em geral.”, explicou o Engenheiro Carlos Eduardo Moreira Ramos Schaefer, da Divisão Técnica da CISCEA.

Além disso, os novos ILS, agregarão novas funcionalidades como a capacidade de supervisão técnica à distância. Essa tecnologia possibilitará que as equipes de manutenção monitorem e realizem ajustes remotamente caso necessário, o que reduz a taxa de indisponibilidade desse recurso.

O Presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues, comentou.“A substituição dos ILS por modelos mais modernos permite manter a confiabilidade e a segurança nas operações aéreas dos aeroportos. Além disso, uma maior disponibilidade destes sistemas nos pousos, devido à menor quantidade de intervenções nos equipamentos para manutenção.”

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário