Segundo T-27 Tucano modernizado da FAB realiza voo de teste

Fotos: Terceiro Sargento Matheus Melo/PAMA-LS

Na última terça-feira, dia 20, o segundo protótipo do Embraer T-27 Tucano modernizado da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um voo de teste, no qual foram verificados o sistema de navegação, parâmetros básicos do motor, entre outros aspectos.

A aeronave matrícula FAB1426 decolou do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e voou por duas horas e vinte minutos.

Continua após a publicidade

De acordo com a FAB, estão sendo feitas melhorias no painel de instrumentos da aeronave, adaptando-a às novas regras de tráfego aéreo, como os procedimentos RNAV e RNP, e às novas demandas de formação dos pilotos da FAB e reduzir as obsolescências logísticas existentes.

Em paralelo à modernização das aeronaves, são desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente. A previsão inicial é de modernizar 42 aeronaves até dezembro de 2022.

“Além do avanço já alcançado com o primeiro protótipo FAB 1446, nosso segundo protótipo traz ainda mais melhorias para o sistema da aeronave. Tais modificações são soluções inovadoras que, pela primeira vez, estão sendo realizadas com participação ativa da FAB no processo. Este acontecimento significa um marco na história, que demonstra toda nossa capacidade técnica e produtiva”, disse o Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha, Diretor Interino do PAMA-LS.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário