Quais são os aviões da LATAM Brasil com mais tempo em atividade?

A TAM Linhas Aéreas, foi criada em 1976 e iniciou suas operações como LATAM Brasil apenas em 2016, após fusão com a chilena LAN. Atualmente, possui uma das maiores frotas do Brasil, contando com 138 aeronaves, de acordo com dados do PlaneSpotters.net.

Afinal, você sabe quais são as aeronaves da empresa que estão a mais tempo em operação?

Continua após a publicidade

Sabe-se que quanto maior for a idade do avião, este demandará um maior custo operacional, porém, se relacionado a segurança, o fator principal a ser considerado é a manutenção destas aeronaves. Listamos abaixo a aeronave com mais tempo sem serviço, de cada modelo da frota:

Airbus A319

O menor jato da frota, configurado para 144 passageiros, foi o terceiro modelo da Airbus a ser operado pela companhia brasileira. Atualmente, com 21 unidades que possuem 13.2 anos de idade média, a aeronave mais antiga em operação é a de matrícula PR-MAL, com com 18.7 anos.

Entregue diretamente à TAM, em setembro de 2002, ao longo de toda sua vida operacional o jato pertenceu a companhia brasileira.

Foto por Lucas Loreto © via Jetphotos.

Airbus A320

Sendo o modelo mais utilizado pela companhia e amplamente empregado nas operações domésticas, a LATAM Brasil conta atualmente com 68 unidades, que possuem idade média de 10.8 anos e são configurados para 174 passageiros.

O jato da frota com mais tempo em atividade, é o de matrícula PT-MZH, com 21.3 anos dedicados totalmente em operações da companhia brasileira.

Foto por Lorenzo Afonso © via Jetphotos.

Airbus A321

Introduzido na frota da companhia em 2007, o Airbus A321 é a maior aeronave da família A320. Com uma configuração de alta densidade, transportando até 220 passageiros, o jato é empregado principalmente em rotas domésticas de maior demanda.

Atualmente, a aeronave com mais tempo em operação é a de matrícula PT-MXA. Recebido pela TAM em setembro de 2007, atualmente o jato possui 13.7 anos de idade. A idade média da frota de Airbus A321 da companhia é de 8.3 anos.

Foto por Walisson Cardoso © via Jetphotos.

Boeing 767

Presente na frota da companhia desde 2008, o clássico jato de fuselagem larga é amplamente utilizado em rotas nacionais de longa distância e internacionais.

Atualmente, a aeronave com mais tempo em atividade é o jato de matrícula PT-MOD, com 8.9 anos. Entregue inicialmente a chilena LAN, desde 2017 o avião compõe a frota da companhia brasileira. A idade média dos Boeings 767 da LATAM é de 8.4 anos.

PT-MOD - Boeing 767-316(ER) - LATAM Airlines

Boeing 777

Empregado em rotas de longo curso, o maior bimotor do mundo é bastante utilizado pela companhia, principalmente em voos para o continente europeu. A idade média dos Boeings 777 da LATAM é de 10 anos.

Atualmente, a aeronave do modelo com mais tempo em operação é a de matrícula PT-MUA, com 12.8 anos de idade. Entregue originalmente a TAM em agosto de 2008, o jato leva em sua fuselagem a pintura alusiva ao filme Star Wars.

PT-MUA - Boeing 777-32WER - LATAM Airlines
Foto por Renato Oliveira © via Jetphotos.

Com isso, o avião com mais tempo em serviço que hoje compõe a frota da LATAM Brasil é o Airbus A320 de matrícula PT-MZH, com 21.3 anos de idade.

  • Os dados foram obtidos através do site PlaneSpotters.net e todas as idades das aeronaves são até a presente data da publicação desta matéria.

Veja também:

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário