KC-390 Millennium é certificado para reabastecimento em voo

O KC-390 Millennium, maior avião fabricado pela Embraer, recebeu recentemente a certificação de reabastecimento em voo de outra aeronave do mesmo modelo.

No dia 26 de março, em Gavião Peixoto (SP), foram realizados testes de reabastecimento em voo (REVO), utilizando duas aeronaves KC-390. A aeronave que recebeu o combustível foi certificada para realizar a operação de reabastecimento em voo de outra aeronave KC-390 que fez parte do voo.

Continua após a publicidade

Conforme noticiado pela FAB, após intenso desenvolvimento das leis de controle (fly-by-wire) e da verificação das funcionalidades do sistema de combustível, pilotos e engenheiros de ensaio do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), realizaram o voo de certificação.

Com isso, todas as atividades foram supervisionadas por engenheiros do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), responsável pelo processo de certificação.

“O voo de certificação do par KC-390 é um marco importante no projeto. As características de pilotagem da aeronave com a lei desenvolvida ficaram bem adequadas e intuitivas ao piloto, permitindo uma pilotagem precisa, o que aumenta as chances de sucesso na missão de REVO”, comentou o Diretor do IPEV e piloto de ensaios Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann.

Ademais, ao término do processo as aeronaves operacionais receberão modificações para utilizarem as funcionalidades de REVO, o que permitirá que o Esquadrão Zeus passe a realizar essa ação maximizando a capacidade de emprego da aeronave KC-390 Millennium.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta