- Textron apresenta edição comemorativa de 75 anos do Beechcraft Bonanza - 13 de abril de 2021
- Voos entre Brasil e França são suspensos - 13 de abril de 2021
- Boeing comunica empresas aéreas sobre possível problema elétrico do 737 MAX - 9 de abril de 2021

Pela primeira vez, quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram sua primeira missão de instrução a bordo do caça JAS-39D Gripen. Os voos ocorreram no início do mês em Såtenäs, na Suécia.
O objetivo, de acordo com a FAB, é qualificar os Oficiais Aviadores para que possam atuar na implantação da aeronave no Brasil. Os militares em treinamento pertencem ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado em Anapólis (GO).
Na primeira fase do curso, denominado Conversion Training, os pilotos passaram por testes que avaliaram sua condição fisiológica, através de qualificações específicas de sobrevivência no mar e resistência ao alto fator de carga “G”.
Além disso, os brasileiros participaram de aulas e realizaram provas teóricas sobre toda a parte técnica da aeronave, além de procedimentos de padronização. Os voos ocorreram com instrutores suecos a bordo e visaram ambientar os tripulantes às características da aeronave. Foram realizadas acrobacias, emergências simuladas, voo por instrumento, navegação e gerenciamento dos diversos sistemas embarcados.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>