Pela primeira vez, pilotos da FAB realizam voo de instrução no caça Gripen

Foto: SAAB

Pela primeira vez, quatro pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram sua primeira missão de instrução a bordo do caça JAS-39D Gripen. Os voos ocorreram no início do mês em Såtenäs, na Suécia.

O objetivo, de acordo com a FAB, é qualificar os Oficiais Aviadores para que possam atuar na implantação da aeronave no Brasil. Os militares em treinamento pertencem ao Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, localizado em Anapólis (GO).

Continua após a publicidade

Na primeira fase do curso, denominado Conversion Training, os pilotos passaram por testes que avaliaram sua condição fisiológica, através de qualificações específicas de sobrevivência no mar e resistência ao alto fator de carga “G”.

Além disso, os brasileiros participaram de aulas e realizaram provas teóricas sobre toda a parte técnica da aeronave, além de procedimentos de padronização. Os voos ocorreram com instrutores suecos a bordo e visaram ambientar os tripulantes às características da aeronave. Foram realizadas acrobacias, emergências simuladas, voo por instrumento, navegação e gerenciamento dos diversos sistemas embarcados.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta