LATAM divulga resultados do ano de 2020

Em dados divulgados na noite desta terça-feira (9), a LATAM informou os resultados da companhia no ano de 2020, que foram fortemente impactados pela crise causada pelo Coronavírus.

Em um ano marcado por restrições de viagens e forte retração na demanda de passageiros, o Grupo LATAM encerrou 2020 com liquidez de 3 bilhões de dólares, sendo 1,7 bilhão em caixa disponível e 1,3 bilhão em linha de financiamento DIP.

Continua após a publicidade

Além disso, a implementação de uma importante política de redução de custos permitiu abrandar as despesas em 38,1% no ano em comparação a 2019.

Já a receita total no último trimestre de 2020 foi de 897,5 milhões de dólares, o que representa uma queda de 68,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Entretanto, essa queda foi parcialmente compensada por um aumento de 26,7% nas receitas de carga.

Houve também uma queda nos custos operacionais de 44,5% no quarto trimestre de 2020, explicado pela redução das operações de passageiros e pela redução dos custos fixos. Por fim, o grupo encerrou o trimestre com prejuízo de 962,5 milhões de dólares.

“O ano de 2020 foi o mais desafiador da história para o setor aéreo e para a LATAM. Apesar da crise de Covid-19 ter provocado efeitos profundos sobre o grupo e as suas operações – o que continuará a acontecer por um tempo -, esse contexto nos permitiu tomar decisões de reestruturação”, aponta Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM.

“Vamos emergir como uma empresa mais próxima, simples, ágil e eficiente. Não temos dúvidas de que quando a crise passar, a LATAM passará a operar como um grupo fortalecido”, finaliza.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário