O dia que um Concorde deu um rasante no Rio de Janeiro

Últimos posts por Calebe Murilo (exibir todos)
Registro de autoria desconhecida mostra o jato concorde bem próximo ao solo do Aeroporto Jacarepaguá.

Nos tempos passados, era comum se ver passagens baixas de jatos comerciais em diversos eventos de aviação e em diversas ocasiões especiais ao redor do mundo. Apesar disso, atualmente é algo raro de se ver, principalmente pelas restrições que visam a segurança operacional.

Em um belo domingo, em 23 de outubro de 1977, dia do aviador, o jato supersônico Concorde realizou uma belíssima passagem baixa no Aeroporto Jacarepaguá, algo inimaginável para os dias atuais. Na ocasião, durante um show aéreo em comemoração a Semana da Asa, promovido pela Força Aérea Brasileira.

Continua após a publicidade

O Concorde, foi um avião comercial supersônico de passageiros, produzido entre 1965 e 1978, em uma parceria entre a British Aircraft Corporation (BAC) e a Aerospatiale. Durante sua história, apenas duas companhias operaram com o modelo: a francesa Air France e a inglesa British Airways.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

Seus voos comerciais iniciaram-se em 21 de janeiro de 1976 e, curiosamente, sua primeira operação comercial pela Air France teve como destino a cidade do Rio de Janeiro. A última operação com o modelo ocorreu em 24 de outubro de 2003.

Além do icônico Concorde, outras aeronaves clássicas como um Boeing 707 cargueiro da Varig, um Boeing 727-100 da TransBrasil também realizaram rasantes durante o evento. Um raro registro de autoria desconhecida mostra um pouco de como foram essas belíssimas passagens.

Conforme mostrado no vídeo, o jato da Air France realizou duas passagens, uma em altitude mais elevada e a outra em baixa altura praticamente tocando o solo, com o trem de pouso baixado.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta