Quantas aeronaves MD-11 ainda estão ativas nos dias de hoje?

Foto: Autor desconhecido.

Neste ano, o trijato produzido pela americana Mcdonnell Douglas, completou 31 anos desde sua primeira decolagem. Mesmo não sendo um sucesso absoluto de vendas, o modelo fez história e chegou a operar para as principais companhias aéreas ao redor do mundo.

Com cerca de 200 unidades produzidas a partir de 1990, muitas dessas aeronaves continuam ativas, porém, em apenas quatro operadoras. Largamente utilizado no transporte de cargas, a aeronave deixou de voar regularmente no transporte de passageiros em 2014, com sua última operadora sendo a holandesa KLM.

Continua após a publicidade

Apesar disso, das quatro companhias que ainda possuem o MD-11, todas em configuração cargueira, a alemã Lufthansa Cargo estará aposentando em breve o modelo de forma definitiva. No Brasil, o trijato realizou seu último voo comercial em dezembro de 2020 (clique aqui para saber mais).

Listamos abaixo as atuais operadoras do modelo, em ordem decrescente de unidades ativas:

1- Federal Express (FedEx)

Sendo atualmente a maior operadora do MD-11 no mundo, a americana Federal Express conta com 59 unidades em sua frota, das quais 54 estão ativas.

Curiosamente, o primeiro exemplar do modelo entregue a uma companhia segue em atividade até os dias de hoje, sob registro N601FE. O trijato possui 31.1 anos de idade e sempre foi operado pela FedEx.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

Foto por Valetin Chesneau © via Airplane Pictures.

2- United Postal Service (UPS)

Com uma das maiores frotas cargueiras, a estadunidense United Postal Services, popularmente conhecida por UPS conta com 40 unidades do trijato em sua frota, das quais 36 estão em serviço ativo. A idade média dos MD-11F da empresa é de 26.9 anos.

Foto por Anna Kucharz © via Airplane Pictures.

3- Western Global Airlines

Sendo uma das três norte-americanas a ainda possuir o modelo em atividade, a companhia iniciou suas operações com clássico trijato em 2013. Atualmente, a Western Global Airlines possui 14 unidades em sua frota, das quais 12 estão ativas, com idade média 26.5 anos.

Foto por Marek Odvarka © via Airplane Pictures.

4- Lufthansa Cargo

Braço cargueiro da maior companhia alemã, a Lufthansa Cargo em breve deverá se despedir do modelo. Ao longo de sua história, a empresa chegou a operar 19 jatos MD-11, apesar disso, esse número vem diminuindo a cada dia.

Atualmente, a companhia opera um total de 4 unidades, com idade média de 22.1 anos, de acordo com dados do PlaneSpotters. Gradualmente os aviões restantes devem se despedir da Lufthansa Cargo, ainda neste ano.

Foto por Oliver Louis © via Airplane Pictures.

Afinal, quantos MD-11 ainda estão voando pelo mundo?

As quatro operadoras do modelo somam um total de 137 unidades em suas frotas, das quais 106 estão em atividade, enquanto outras 31 estão fora de serviço. Os dados foram obtidos através do site PlaneSpotters.

A história da aeronave aparentemente não deve sem encerrar em curto prazo, contudo, não é possível prever quando esses aviões deixarão de operar definitivamente. Vida longa ao MD-11!

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta