Pista principal de Congonhas ganhará área de segurança nas cabeceiras

Considerado um dos mais importantes e mais movimentados do país, o Aeroporto de Congonhas, localizado na capital do estado de São Paulo, em breve passará por novas obras em sua principal pista, onde dezenas de voos comercias decolam e pousam diariamente.

A pista principal, que possui as cabeceiras 17R e 35L, será reduzida em 55 metros, para implantação do sistema conhecido como “Runway Safe Green Emas”. Além disso, com a construção de novos aterros a nova área de segurança passará para 75 metros.

Continua após a publicidade

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

Exemplo de uso do sistema EMAS por um jato executivo. Foto: Autor Desconhecido.

Visando a segurança das operações, a instalação assegurará a parada total de uma aeronave em caso de excursão de pista, caracterizada quando uma aeronave sai da superfície da pista do aeródromo durante uma operação de pouso ou de decolagem.

Com isso, o EMAS é uma tecnologia desenvolvida a partir de materiais leves pra deter aviões em aeroportos de pista curta, de forma que não causem lesões a pessoas e danos mínimos a aeronave envolvida, provocando a frenagem pela perda de energia requerida para quebrar o material.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta