LADE retoma operações comerciais com o Fokker 28

Foto: Carlos Gustavo Lopez ©

A companhia aérea estatal argentina LADE – Lineas Aereas Del Estado, administrada pela Força Aérea Argentina (FAA), retomou recentemente suas operações comerciais utilizando o raro F-28, primeiro jato comercial fabricado pela holandesa Fokker.

A aeronave em questão, matriculada TC-52, é parte do 2º Esquadrão do 1º Grupo Aéreo e também vem sendo empregado nas operações da empresa aérea estatal, que utiliza apenas com aviões militares em sua frota.

Continua após a publicidade

As operações, caracterizadas como não regulares, foram iniciadas no último dia 24, entre Buenos Aires – Ezeiza (EZE) e o Aeroporto Valle del Conlara (RLO), localizado na província de San Luis. O custo dos voos tem valores a partir de 12 mil pesos argentinos ida e volta.

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

De acordo com o Ministro da Defesa da Argentina, Agustin Rossi, a companhia realizará a operação de oito voos charter entre Buenos Aires e San Luis, de janeiro a junho, com o objetivo de promover o turismo na região.

Com poucas unidades ativas ao redor do mundo, o Fokker 28 ainda é operado pela FAA. Apesar disso, a aeronave havia sido aposentada em 2019, porém, por falta de orçamento para substituir o modelo, duas unidades retiradas de serviço necessitaram ser reativadas.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário