Índia encomenda 56 aviões Airbus C295

Em um negócio avaliado em cerca de U$ 2.5 bilhões, o governo indiano formalizou o pedido de cinquenta e seis aeronaves de transporte tático C295W da Airbus Defense & Space. Inicialmente previsto para 2015, a aquisição das novas aeronave modernizará a frota da força armada do país.

A aeronave europeia, de transporte militar médio, substituirá a frota obsoleta aeronaves Hawker Siddeley Avro 748M da Força Aérea Indiana, que estão em serviço desde a década de 1960. 

Continua após a publicidade

Esteja informado: clique aqui e leia mais notícias de aviação!

O clássico Avro 748 já foi largamente utilizado no Brasil. Foto por Foxbatone © via Airplane Pictures.

No atual contrato, 16 C-295s devem ser construídos na Europa e posteriormente importados, enquanto as outras 46 aeronaves serão montadas sob licença na Índia. A previsão é que o primeiro IAF C-295W deva entrar em serviço em 2024.

A Força Aérea Indiana se tornará a maior operadora mundial da aeronave, ultrapassando a frota de países como o Brasil, Canadá e Espanha. O avião pode transportar até 71 soldados, 48 ​​paraquedistas equipados, 24 macas ou 5 paletes de carga. 

Capaz de operar em locais despreparados e com pistas curtas, a aeronave também pode ser configurada para busca e salvamento, além de transporte de tropas e cargas. Em um contrato a parte, a guarda costeira indiana também encomendou seis unidades.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe um comentário