T-27 Tucano modernizado da FAB realiza voo de teste

Foto: Sargento Matheus Melo/PAMA-LS

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou no último dia 23 o primeiro voo do T-27 Tucano modernizado.

A aeronave decolou do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e voou por duas horas e cinco minutos.

Continua após a publicidade

De acordo com a FAB, no primeiro voo foram verificados diferentes níveis de degradação do sistema elétrico, funcionamento dos sistemas de emergência, entre outros aspectos.

O primeiro voo foi realizado pelo Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann, piloto de ensaio e Diretor do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), tendo como engenheiro de ensaio o Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago.

Sobre o comportamento do sistema em voo, o Tenente Santiago destacou: “A nova aviônica comportou-se muito bem, a despeito da integração ser bastante complexa. De forma geral, o sistema incorporado é muito robusto e moderno”.

“Ele permitirá que os cadetes tenham contato com uma plataforma bastante atual, facilitando sua adaptação para os novos vetores da FAB, como o KC-390 Millennium e o F-39 Gripen. Da mesma forma, os sistemas backup melhoraram substancialmente, aumentando a segurança da operação da aeronave T-27 na AFA e no contexto atual da navegação aérea”, concluiu.

Para ver quais melhorias foram feitas no T-27M, clique aqui e veja nossa matéria.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta