Por que um Airbus A330 da Azul ficou sobrevoando Guarulhos hoje?

Muitos entusiastas da aviação depararam na manhã deste domingo (04), que um Airbus A330-200 da Azul, com destino à Belo Horizonte, estava realizando pouso e decolagem em Guarulhos.

O voo podia ser observado no FlightRadar24. Entretanto, a plataforma é conhecida com alguns “erros” que são induzidos. Isso acontece quando o FlightRadar24 atrela a numeração de um voo não regular a ultima operação realizada pela respectiva numeração.

Continua após a publicidade

No caso de hoje (04), o PR-AIZ realizou um voo com o número AD9800. Que a última vez que foi utilizado, foi com o Embraer E195 PR-AUH no último dia 1º, entre Campinas e BH. Portanto, foi um erro comum da plataforma.

Falando do voo especificamente, desde o mês passado a Azul está em fase de homologação e certificação para o procedimento de ILS CAT III. Este procedimento, que no Brasil pode ser encontrado em Guarulhos e Curitiba por exemplo, ajudam os pilotos na aproximação em situações de extrama baixa visibilidade.

Porém, tanto a companhia aérea, as aeronaves e os tripulantes devem ser certificados para o procedimento. No caso da Azul, no mês passado realizou o mesmo voo para Curitiba na qual foram feitos sete pousos com o CAT III.

O que aconteceu hoje foi o mesmo procedimento, para as devidas certificações junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Portanto em breve, a Azul poderá, com os Airbus A330 e os pilotos homologados para o procedimento, realizar os pousos nestas situações nos aeroportos que possuem o sistema instalado.

A carta de aproximação por ILS CAT II e III de Guarulhos pode ser consultada através do site AISWEB da Força Aérea Brasileira.
Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta