Embraer entrega último caça F-5 da FAB modernizado

Foi realizada hoje, 15, a cerimônia de entrega do último caça F-5 modernizado pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB) em Gavião Peixoto-SP, uma das sedes da empresa.

Continua após a publicidade

A Embraer foi responsável pela atualização de 49 aviões, implementando novos sistemas eletrônicos, displays multifuncionais, contra-medidas eletrônicas, novo radar multimodo e a capacidade de empregar armamentos mais modernos, todos integrados e gerenciados por software embarcado e computadores de missão.

O custo total da modernização é de R$ 276 milhões, que é fruto do trabalho da Embraer com a empresa AEL Sistemas, subsidiária da israelense Elbit. A entrega da aeronave deveria ser efetuada no início do ano, porém, teve que ser adiada.

Sendo atualmente a principal aeronave de defesa aérea do Brasil, o Northrop F-5 iniciou sua história no país em 1975. Ao longo desse tempo, a FAB recebeu 65 unidades, entre modelos novos e usados.

Além do Brasil, alguns países ainda operam caças F-5, como: México, Chile, Suíça, Irã e os Estados Unidos. Desde seu lançamento, o modelo de sucesso passou por 35 países. Os jatos brasileiros serão gradualmente substituídos com a chegada dos novos Saab F-39 Gripen.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta