Quais são as companhias aéreas mais antigas do mundo em operação?

Sabe-se que ao longo de todo o tempo diversas companhias aéreas iniciaram suas histórias e em sua maioria, por complicações financeiras, de forma trágica vieram a encerrar suas atividades. Dentre elas, algumas empresas icônicas como a brasileira VARIG, A uruguaia Pluna a americana PAN AM.

Apesar disso, poucas empresas resistiram a todos os contratempos e seguem operando até os dias de hoje, algumas chegando aos 100 anos de história. Listamos abaixo as cinco companhias aéreas mais antigas do mundo que seguem em operação até os dias de hoje:

5 – Czech Airlines

Fundada em 6 de outubro de 1923, a atual República Tcheca ainda se chamava Checoeslováquia e a companhia foi inicialmente nomeada Czechoslovak State Airlines.

Atualmente, a companhia pertence ao grupo Smartwings e faz parte da aliança Skyteam. A CSA conta com uma frota de 11 aeronaves, de acordo com dados do Planespotters.net.

OK-REQ Czech Airlines (CSA) Airbus A319-112 photographed at London Heathrow (LHR / EGLL) by Leo Sheng
Foto por Leo Sheng via Planespotters ©.

4 – Aeroflot

Criada em 9 de fevereiro1923 sob nome Dobrolet, a companhia tinha a missão de desenvolver a aviação civil no maior país em extensão territorial do mundo. Passou a se chamar Aeroflot em 1932 e possui esse nome até os dias de hoje.

Nos dias de hoje, é a principal empresa da Rússia e conta com uma frota de 241 aeronaves, de acordo com dados do Planespotters.net, além disso, a companhia faz parte da aliança Skyteam.

3 – Qantas

A aérea de bandeira australiana está próxima de completar seu centenário. Fundada em 16 de novembro de 1920, a companhia mantém o mesmo nome desde sua criação e é a maior empresa aérea da oceania.

Atualmente, opera uma frota de 132 aeronaves para diversos destinos ao redor do mundo e faz parte da aliança One World. Recentemente a empresa aposentou o icônico Boeing 747.

2 – Avianca

Ostentando o título de companhia aérea mais antiga das américas, a centenária Avianca foi fundada em 5 de dezembro de 1919, sob nome Sociedad Colombo Alemana de Transporte Aéreo.

Enfrentando uma crise que foi agravada pela pandemia, a companhia aderiu ao Chapter 11 no último mês de maio. Apesar disso, tem retomado suas operações de forma gradual, que estiveram suspensas durante a atual crise sanitária.

Nos dias de hoje, conta com uma frota de 84 aeronaves, das quais apenas 18 estão operantes, de acordo com dados do Planespotters.net. Além disso, a companhia faz parte da aliança global Star Alliance.

AVIANCA 787

1 – KLM

A clássica aérea holandesa é atualmente a companhia mais antiga em atividade no mundo. Fundada em 7 de outubro de 1919, a Companhia Aérea Real Holandesa completou seu centenário no ano passado.

Em 2004 se juntou a Air France e fundou o grupo Air France-KLM, um dos maiores grupos do setor no mundo. Com uma frota de 119 aeronaves, atualmente a empresa é membro da aliança global Skyteam.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta