Iberia presta homenagem a primeira piloto feminina da Espanha

O mais novo A320neo da Iberia recebeu o nome de uma das pioneiras da aviação da Espanha. Com o compromisso em promover a diversidade e as mulheres em todos os setores dentro da empresa, a aeronave de prefixo EC-NJU prestou homenagem a primeira piloto feminina do país, María Bernaldo de Quirós.

Nascida em Madri em 26 de março de 1898, María Bernaldo de Quirós sonhava em voar desde criança. Em 1928, recebeu sua licença de piloto, sendo a primeira mulher da Espanha a quebrar esta barreira de preconceitos.

Continua após a publicidade

Naquela época, Maria deu uma entrevista ao jornal El Español e disse uma frase que mudaria para sempre a figura feminista de uma mulher a frente do seu tempo: 

Conforme a opinião pública evolui, as pessoas vão perceber que as mulheres podem fazer mais do que apenas ter filhos.

Tendo aprendido a voar em um De Havilland DH.60 Moth no aeródromo de Getafe, ao sul de Madri, suas incríveis habilidades de voo acrobático lhe renderam o apelido de “Senhorita Andorinha”. Durante uma de suas apresentações no norte do país, Maria demonstrou seu romantismo ao sobrevoar o carro do Duque de Segóvia, lançando inúmeros pétalas de rosas.

Após a eclosão da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), María Bernaldo de Quirós aposentou-se como instrutora de voo nas Astúrias. Apesar de sua curta carreira de oito anos, ela já havia quebrado barreiras, mostrando a outras mulheres que elas também podiam aprender a voar.

Mulher ousada e determinada à frente de seu tempo, a homenagem prestada pela Iberia tem como objetivo destacar a imagem de quem foi María Bernaldo de Quirós como modelo para mulheres jovens que pretendem seguir carreira na aviação.

Atualmente a Iberia conta com 85 mulheres no comando de suas aeronaves

Com seu nome batizado na fuselagem da mais nova e eficiente aeronave de curto e médio curso da companhia, seu legado continua vivo. A Iberia decidiu dar aos seus novos Airbus A320neo o nome de pessoas importantes da aviação e lugares queridos da Espanha.

Outras aeronaves prestam homenagens a Amelia Earhart, a equipe acrobática das Forças Aéreas Espanholas, a Patrulla Águila (Eagle Patrol) e o Aeródromo Getafe, que é o berço da aviação espanhola.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta