- Shopping JK Iguatemi, em SP, ganha sala de cinema personalizada da Azul - 19 de março de 2022
- Cessna SkyCourier, novo avião da Textron Aviation, recebe certificação da FAA - 19 de março de 2022
- Azul se despede do último Embraer 190 que estava em sua frota - 25 de fevereiro de 2022

Desde o mês passado, muitos focos de incêndio castigam a região da Serra dos Carajás, no município de Parauapebas, sudeste do Pará.
Para ajudar no combate ao fogo, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um C-130 Hércules operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo.
A aeronave utiliza o sistema de combate a incêndio MAFFS (do inglês, Modular Airborne Fire Fighting System) e tem capacidade para transportar 12 mil litros de água. O equipamento conta com dois tubos que projetam água pela porta traseira do avião a uma altura aproximada de 150 pés.
O Capitão Aviador Felipe Schiller Lorande, Comandante da operação, destacou que é um privilégio para a tripulação do Esquadrão Gordo representar a FAB no combate às chamas no Pará.
“É uma região de difícil acesso, mas com a expertise dos tripulantes e a operacionalidade do MAFFS a bordo do C-130 Hercules, é possível ajudar no controle do fogo”, disse o militar.

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>