F-39 Gripen E voa pela primeira vez no Brasil

Foto: SAAB

Pela primeira vez, um F-39 Gripen E voou pelos céus do Brasil. A aeronave decolou hoje (24) de Navegantes (NVT) e prosseguiu para Gavião Peixoto (GPX), onde dará prosseguimento à campanha de ensaios em voo.

O caça, que chegou de navio no Porto de Navegantes no domingo (20) e foi trasladado pelas ruas da cidade até o aeroporto na segunda (21), realizou ontem (23) alguns testes em solo, como acionamento do motor e taxiamento.

Continua após a publicidade

A partir de agora o programa de ensaios irá incluir o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center) na Embraer, em Gavião Peixoto, que será totalmente integrado ao programa de ensaios que já está em andamento na SAAB, em Linköping, Suécia, desde 2017.

As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais. Além dos ensaios que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no país características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.

A apresentação oficial da aeronave está prevista para ocorrer durante a cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), comemorados no dia 23 de outubro.

Foto: Claudio Capucho/Embraer

Em 2014, SAAB e FAB assinaram um contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F. Além disso, ficou acordado a transferência de tecnologia, que visa proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.

No mês de julho, a SAAB Aeronáutica Montagens (SAM) iniciou a produção de estruturas do caça em São Bernardo do Campo (SP). As primeiras estruturas que entraram em produção na SAM foram o cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto (um assento) do Gripen.

Posteriormente, os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (dois assentos) também terão a produção iniciadas.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta