Exclusivo: Voo de recertificação do 737 MAX no Brasil acontecerá nos próximos dias

CNF ao vivo – O retorno do Boeing 737 MAX aos céus brasileiros está cada vez mais próximo. Nos próximos dias, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), estará realizando o voo de recertificação do Boeing 737 MAX.

A informação foi confirmada de forma exclusiva ao Contato Radar pela própria Agência. Para a operação, a ANAC deverá contar com um dos sete Boeing 737 MAX 8 da GOL que estão estocados em Confins. O voo será acompanhado por autoridades da ANAC e da agência de aviação americana FAA, para avaliação da operação do jato.

Continua após a publicidade

“A ANAC participa do processo desde o início como uma das autoridades de aviação civil envolvidas para análise desses estudos. E o próximo passo por parte da ANAC é a avaliação operacional. O objetivo é demonstrar que o projeto com as modificações propostas é seguro e atende aos requisitos de aeronavegabilidade necessários.

A suspensão dos voos com Boeings 737 MAX, ocorrida em março de 2019 no Brasil, foi sancionada por uma Diretriz de Aeronavegabilidade unilateral emitida pela ANAC. Na ocasião, algumas empresas aéreas já haviam voluntariamente suspendido suas operações com este modelo de aeronave. O retorno das operações somente é possível com a revogação desta decisão pela Agência.

Para isso, a ANAC está contribuindo com a FAA na verificação de que o processo de validação das modificações foi concluído satisfatoriamente. Para o retorno das operações também é necessário que o processo que comprova a segurança e o cumprimento com os requisitos de Certificação de Tipo para este modelo de aeronave seja concluído, além da avaliação de aspectos operacionais e de treinamento.” Informou a ANAC ao Contato Radar.

Estados Unidos, Canadá e Europa já cumpriram seus voos

As autoridades dos Estados Unidos, Canadá e Europa, já cumpriram seus voos de análise para recertificação do 737 MAX. Na última sexta-feira (11), a EASA (autoridade europeia) divulgou a conclusão dos voos, que aconteceram em Vancouver, no Canadá.

A ANAC, juntamente com as demais autoridades que já realizaram seus procedimentos, faz parte do grupo JOEB (Joint Operations Evaluation Board). No JOEB serão discutidos entre as autoridades aeronáuticas a viabilidade do retorno das operações do 737 MAX, como as mudanças necessárias não só na engenharia, assim como mudanças nos procedimentos de operações incluindo tripulações.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

One thought on “Exclusivo: Voo de recertificação do 737 MAX no Brasil acontecerá nos próximos dias

Deixe uma resposta