- Azul transporta mais de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para 7 estados - 16 de abril de 2021
- TAP retoma voos para Confins - 16 de abril de 2021
- Guatemala passa a contar com voos da JetBlue - 16 de abril de 2021

No dia 20 de agosto um piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) voou pela primeira vez o F-39 Gripen E, sendo assim o primeiro brasileiro a pilotar o novo caça.
Decolando do aeródromo da SAAB em Linköping, o Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres pôde testar o comportamento do avião em voo por cerca de 50 minutos. O militar, que está desde janeiro na Suécia, destacou que a preparação para a missão foi intensa.
“O Gripen E FAB 4100 ainda é um protótipo e demandou muito tempo de preparação para esse voo. Mas quando eu ouvi da torre de controle a autorização para o pouso, tive a certeza que todo o esforço valeu a pena. Foi para isso que eu decidi me tornar piloto de ensaio em voo. Agradeço à FAB por ter confiado a mim a missão de levar ao alto a nossa bandeira em céus suecos”, afirmou o Major Cristiano.
As atividades conjuntas entre SAAB e FAB iniciaram em 2014 com a assinatura do contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F e essa integração faz parte da transferência tecnológica, que visa proporcionar o conhecimento necessário para a continuidade das atividades no Brasil.
No último mês, a SAAB Aeronáutica Montagens (SAM) iniciou a produção de estruturas do Gripen em São Bernardo do Campo (SP). Posteriormente essas estruturas serão entregues para a montagem final do caça na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>