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CNF ao vivo – Nesta segunda-feira (31), foram apresentados na Pampulha (PLU) dois modelos da fabricante Cirrus: o monomotor SR22 GTS Carbon e o jato SF50 Vision.
O evento de demonstração ocorreu no hangar da BLACK Aviação e foi realizado pela Plane Aviation, empresa representante da Cirrus no Brasil. Abaixo, veja um pouco mais sobre as aeronaves.
SR22
Considerado um monomotor veloz e seguro, o Cirrus SR22 é um sucesso de vendas, com mais de 6 mil unidades entregues em todo o mundo. Sua primeira geração começou a ser produzida em 2001 e nos dias de hoje já está na sexta geração, com sua produção iniciada em 2017.
A aeronave, que pode levar um piloto e quatro passageiros, conta com uma aviônica moderna e com o CAPS (Cirrus Airframe Parachute System) – um paraquedas balístico que pode ser acionado pelo piloto em situações de emergência.
Segundo a fabricante, até janeiro de 2014 mais de 80 vidas foram salvas com o acionamento do CAPS. Ele foi utilizado em diferentes situações, como emergências médicas, perda de potência do motor e perda de controle por formação de gelo, turbulência, parafusos, pane dos comandos, voo IMC inadvertido e desorientação espacial em condições IMC.
Possui um motor Continental IO-550-N de 310 hp e tem um alcance de até 1,021 milhas náuticas no modo máxima autonomia. Seu teto operacional máximo é de 17,500 pés.
SF50
O SF50 é um avião que compete no mercado dos Very Light Jet (VLJ). Anunciado em 2006, foi certificado pela Federal Aviation Administration (FAA) dez anos depois e suas entregas foram iniciadas no final de 2016.
O jato é construído inteiramente em fibra de carbono e propulsionado por um motor Williams FJ33. Pode levar um piloto e seis passageiros, possuindo um alcance de 1,275 milhas náuticas no regime de máxima autonomia. Seu teto operacional máximo é de 31,000 pés.
A aeronave também conta com o CAPS e uma aviônica moderna. Até o final de 2018, cerca de 88 Vision Jet foram entregues. No Brasil, já existem dois jatos voando pelo país.
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