Saab inicia produção de seções do Gripen no Brasil

Na FAB, o Gripen será designado como F-39.

A Saab Aeronáutica Montagens (SAM) iniciou nesta semana a produção de estruturas do caça JAS 39 Gripen. A SAM localiza-se em São Bernardo do Campo (SP) e nas instalações da empresa serão construídas seções do Gripen que serão entregues para a montagem final do caça na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e em Linköping, na Suécia.

Em 2014, a Saab assinou um contrato com o governo brasileiro para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F. Em setembro de 2019, a primeira aeronave brasileira Gripen E iniciou o programa de ensaios em voo.

Continua após a publicidade

As primeiras aeroestruturas a entrarem em produção na SAM são o cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto (um assento) do caça. Posteriormente, os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (dois assentos) também serão produzidos na SAM.

“Esse é outro resultado da Transferência de Tecnologia do Programa Gripen. Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia”, afirma Jonas Hjelm, Vice-presidente sênior da Saab Aeronautics.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta