Quais são os aviões da VOEPASS com mais tempo em atividade?

A VOEPASS Linhas Aéreas foi fundada no ano de 1995 como Passaredo e iniciou suas operações com o turboélice Embraer 120 Brasília. Atualmente, com 25 anos de história, possui uma frota composta apenas por aviões ATR, contando com 12 turboélices operantes. Afinal, você sabe quais são as aeronaves da empresa que estão a mais tempo em operação?

Sabe-se que quanto maior for a idade do avião, este demandará um maior custo operacional, porém, se relacionado a segurança, o fator principal a ser considerado é a manutenção destas aeronaves. Listamos abaixo a aeronave com mais tempo sem serviço, de cada modelo da frota:

ATR 42-500

Fabricado em 1998, o pequeno ATR de matrícula PR-PDS tem atualmente 22.2 anos de idade. Apesar de mais de duas décadas em serviço, a aeronave só passou a fazer parte da frota da empresa em março deste ano. O “Delta Sierra” foi o segundo 42-500 a compor a frota da VOEPASS e antes de chegar a companhia operou em outras três empresas ao redor do mundo.

Atualmente a aeronave opera voos da MAP Linhas Aéreas na região norte do país, companhia amazonense que foi adquirida pela VOEPASS em agosto do ano passado.

ATR 72-500

O 72-500 é versão mais “comum” da frota e que a empresa possui mais unidades ativas. Atualmente, o avião com mais tempo em atividade é o PR-MPW, que possui 17.3 anos, apesar disso, o “Papa Whiskey” só passou a fazer parte da companhia em agosto do ano passado.

Este era o único ATR 72-500 a operar na frota da MAP e há alguns meses passou a ostentar identidade visual da VOEPASS, recebendo o nome de batismo “Andorinha”.

ATR 72-600

A versão mais moderna e recente do ATR 72 retornou a frota da companhia em outubro do ano passado. Vale lembrar que quando a companhia substituiu os jatos Embraer 145 por turboélices, a versão 600 foi a primeira a ser recebida.

Atualmente, a aeronave do modelo com mais tempo em atividade é o PR-PDL, batizado de “Bem-Te-Vi”. Recebido pela VOEPASS em outubro de 2019, o turboélice tem atualmente 7.5 anos de idade e já passou por outras três companhias.

Com isso, o ATR com mais tempo em serviço ativo a compor a frota é o 42-500 de matrícula PR-PDS, com 22.2 anos de idade.

  • Todas as idades das aeronaves são até a presente data da publicação desta matéria. Aviões com certificado de aeronavegabilidade suspensos ou vencidos não foram incluídos.
Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta