Quais são os aviões da Azul com mais tempo em atividade?

A Azul Linhas Aéreas foi fundada no ano de 2008 e iniciou suas operações com jatos Embraer 190. Atualmente, com quase 12 anos, possui uma das maiores frotas do Brasil, contando com 146 aeronaves, de acordo com dados do PlaneSpotters.net. Afinal, você sabe quais são as aeronaves da empresa que estão a mais tempo em operação?

Sabe-se que quanto maior for a idade do avião, este demandará um maior custo operacional, porém, se relacionado a segurança, o fator principal a ser considerado é a manutenção destas aeronaves. Listamos abaixo a aeronave com mais tempo sem serviço, de cada modelo da frota:

Continua após a publicidade

Airbus A320

Atualmente, a aeronave do modelo que está a mais tempo em operação é curiosamente um A320neo que já operou em outra companhia brasileira, a Avianca Brasil, antes de ser entregue a sua atual operadora. O PR-YYL possui nome de batismo “Asas para voar” e foi recebido pela Azul em agosto de 2019, atualmente a aeronave possui 3.9 anos de idade.

Se considerarmos um A320neo entregue diretamente da Airbus para a Azul, é o PR-YRA, batizado de “Vida Azul”. Atualmente a aeronave possui 3.8 anos de idade.

Airbus A321

Os jatos Airbus A321neo foram incorporados para serem utilizados em rotas de alta demanda. O primeiro e com mais tempo em serviço do modelo é o PR-YJA, recebido diretamente da Airbus em novembro de 2019 e batizado de “Super Azul”. Essa é maior variante da família A320.

Airbus A330

O avião com mais tempo em atividade que compõe atualmente a frota da companhia é o Airbus A330-200 de matrícula PR-AIY, batizado de “Don’t Worry Be Azul”. O jato foi recebido pela Azul em novembro de 2014. Entregue inicialmente a Emirates em 2000, a aeronave possui 19.7 anos de idade.

Curiosamente, essa é a segunda vez em que o AIY integra a frota da Azul, durante maio de 2016 e novembro de 2017 a aeronave foi sub-arrendada para a companhia portuguesa TAP.

ATR 72

Os turboélices ATR são amplamente utilizados nas operações regionais da companhia e atualmente a Azul opera apenas a variante 600. Sendo assim, a aeronave com mais tempo em serviço da frota, de matrícula PR-TKI, possui 8.7 anos de idade.

Entregue inicialmente a TRIP Linhas Aéreas, companhia que algum tempo depois se fundiu com a Azul, o TKI foi o primeiro ATR 72-600 das américas.

Boeing 737

Incorparados no ano de 2018, a companhia possui duas unidades do Boeing 737-400 dedicados apenas a operações cargueiras. O mais antigo dos dois aviões é o PR-AJZ, com 24 anos de idade. A aeronave recebeu o nome de batismo “Cargo Team” ao chegar na frota da Azul.

Embraer 190/195

Veteranos na frota da companhia, os primeiros aviões a integrarem a frota foram os E-jets. Atualmente, a Azul opera jatos da primeira e segunda geração. Com mais tempo em serviço e primeiro avião da empresa sendo o PR-AZL, que possui 12.5 anos de idade.

Inicialmente entregue a JetBlue, o “Zulu Lima” recebeu nome de batismo “O Rio de Janeiro continua Azul” quando chegou a companhia em setembro de 2008. Este foi responsável por realizar a primeira operação regular da Azul, o AD 4064 entre Campinas (VCP) e Salvador (SSA) no dia 15/12/2008.

Pilatus PC-12

Apesar de não serem efetivamente da “frota comercial” da Azul, os turboélices são responsáveis por transportar peças de manutenção e tripulantes. Com duas aeronaves do modelo, o que voa há mais tempo é o PR-BZE, com 16 anos de idade e batizado de “Missão Azul”.

Com isso, se considerarmos apenas as aeronaves de passageiros, o avião com mais tempo em serviço que hoje compõe a frota da Azul Linhas Aéreas é o Airbus A330-200 de matrícula PR-AIY, com 19.7 anos de idade.

  • Os dados foram obtidos através do site PlaneSpotters.net e todas as idades das aeronaves são até a presente data da publicação desta matéria.

Contribuiu: Gabriel Wallace.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta