Primeiro Airbus A330 fabricado no mundo é aposentado

Foto por Wong Chi Lam © Via Planespotters.net

No último dia 17 de julho, o primeiro Airbus A330 a deixar a linha de produção foi aposentado por sua leal operadora, a companhia Cathay Pacific. Apesar disso, a aeronave operava na subsidiária Cathay Dragon (antiga Dragonair).

O icônico jato A330-300, que possuía matrícula B-HLJ, encerrou sua vida ativa na companhia com 27.8 anos de idade, dos quais 24 foram dedicados a Cathay. De acordo com a empresa, a aeronave somou mais de 63 mil horas de voo e quase 27 mil ciclos (1 pouso + 1 decolagem).

Continua após a publicidade

Este foi o primeiro Airbus A330 a sair da fábrica, em novembro de 1992, sob número de série 012 e matriculado F-WWKA. Sendo assim, este foi responsável por realizar diversos voos de certificação e testes do equipamento.

Aeronave era utilizada para testes da Airbus. Foto: Eurospot ©

O último voo comercial do B-HLJ foi realizado no dia 6 de julho, entre Hong Kong e Xangai. A aeronave está armazenada em Taipei, no Taiwan, para onde foi levada em 17 de julho, com um futuro incerto, onde provavelmente deverá ser desmanchada. Contudo, este pode ser um triste fim para um avião tão histórico.

A Cathay Pacific, companhia onde a aeronave operou por praticamente toda sua vida ativa, publicou no Twitter um balanço de tudo o que foi realizado durante os 24 anos em que avião esteve presente em sua frota.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta