O que é codeshare e outras formas de parcerias entre companhias aéreas

Outras formas de parcerias

  • Interline

O acordo interline é praticado quando uma companhia não possui voos próprios para determinado destino e não possui interesse para tal. Por exemplo, a GOL possui interline com a Air France-KLM e vende passagens para Paris.

O cliente ao adquirir o bilhete no seu site, perceberá que o primeiro trecho é um voo operado pela GOL e o segundo terá a númeração da Air France. Com isso, todo o atendimento é realizado no check-in da GOL no primeiro aeroporto, por exemplo Curitiba, já recebendo o cartão de embarque do voo da Air France entre São Paulo e Paris. Sua bagagem também será etiquetada até o destino final, não sendo necessário realizar seu despacho novamente na conexão.

O codeshare também pode ser praticado no voo interline. Com o mesmo exemplo, o cliente voará ambos voos com código e numeração GOL, porém vai observar que seu segundo trecho é operado por uma companhia parceira, a Air France.

  • Joint Venture

O Joint Venture passou a ser bastante conhecido nos últimos anos entre as companhias aéreas. Foi uma maneira encontrada para não ser necessário um processo de compra ou fusão de outra companhia.

A United tinha intenções de formar um joint venture com a Avianca Holdings e Copa Airlines. Dessa maneira, todas as três poderiam compartilhar passageiros em acordos de interline e/ou codeshare, tendo os ganhos financeiros das respectivas rotas divididos. Ou seja, a Avianca não teria nenhum voo entre Bogotá e Houston, sendo operado somente pela United, mas poderia vender bilhetes e os resultados seriam destinados para ambas. Também evitaria uma possível concorrência direta.

  • Aliança

A partir dos anos 90, as companhias aéreas encontraram uma forma prática de compartilhamento de voos e clientes. A primeira foi a Star Alliance que ainda hoje é a maior do seguimento. Depois surgiram a SkyTeam e Oneworld.

Estas alianças de companhias aéreas não só oferecem voos em forma de codeshare ou interline de qualquer outra companhia aérea parceira, mas também como unifica determinados procedimentos e programas.

Os principais destaques são na unificação dos programas de milhagens e pontuação. Todas as companhias aéreas pertencentes à uma aliança terão suas níveis de categorias com o mesmo nome. Por exemplo na Star Alliance, um cliente que voa constantemente na Lufthansa, será Star Alliance Gold, mesma categoria máxima da TAP ou United.

Além do mesmo nome de categoria, poderá pontuar com seu programa de fidelidade em qualquer companhia da aliança. Também é válido no resgate das milhas, sendo esse mesmo cliente da Lufthansa pode adquirir uma passagem na Copa Airlines, utilizando suas milhas.

Outros dois pontos interessantes é na abertura de processos quando há problemas de danificação ou extravio de bagagens. Será possível realizar a reclamação em um balcão da parceira no caso de indisponibilidade de atendimento próprio da companhia aérea que viajou no aeroporto. Em caso de extravios, a companhia local é responsável para gerenciar a logística de entrega da bagagem no endereço do cliente.

E por fim, caso aconteça do voo alternar em um aeroporto que não opera regularmente, a companhia parceira deverá promover todo o atendimento de solo. Assim, caso um voo da Qantas pousar em um aeroporto da Espanha que não possui voos próprios, a Iberia será a responsável até a liberação do voo, por ambas serem da aliança Oneworld.

No Brasil, começou com a VARIG na Star Alliance no final dos anos 90. Com a aquisição feita pela GOL, a companhia deixou a aliança global. A LATAM Brasil já fez parte de duas alianças: a Star Alliance, na época ainda como TAM que ocupou o espaço da VARIG, e Oneworld, quando realizou a fusão com a LAN. Hoje o Grupo LATAM deixou a aliança depois que anunciaram o acordo de venda de parte da empresa para a Delta, que é Skyteam. Outra companhia nacional, foi a Avianca Brasil, que também fez parte da Star Alliance após a saída da TAM da aliança.

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