- Itapemirim anuncia live no Instagram da chegada do primeiro avião - 19 de fevereiro de 2021
- Itapemirim próxima de receber sua primeira aeronave e tem pintura revelada - 19 de fevereiro de 2021
- Boeing 737 MAX opera hoje pela primeira vez no Santos Dumont - 15 de fevereiro de 2021

Em entrevista ao Valor, Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil, descartou a possibilidade de entrar com pedido de recuperação judicial no Brasil. Ontem, a companhia foi incluída no processo que o Grupo LATAM tinha solicitado de Chapter 11 no Estados Unidos durante o mês passado.
Para o executivo, a abertura do mesmo processo no Brasil, além de ser mais lenta, poderá criar conflitos com o procedimento americano. Outro ponto destacado, é a possibilidade de acelerar o empréstimo previsto pelo BNDES às companhias aéreas.
“A gente acredita que o processo de Chapter 11 na justiça americana já vai levar em consideração a melhor saída para a LATAM e para os seus credores. É um processo super testado e conhecido, já usado por empresas americanas e internacionais. É o melhor processo para renegociar dívidas do passado e manter a operação viável para frente”.
O CEO também apontou que pelo fato da divisão brasileira não ser mais listada na Ibovespa, dificultou o entendimento do governo brasileiro. Com a fusão no passado entre LAN e TAM, o grupo retirou suas ações da bolsa brasileira, concentrando apenas na de Santiago do Chile e Nova York.
“A gente imaginava que a ajuda do BNDES viria em junho ou na primeira semana de julho. Isso não se materializou. Com a inclusão no processo da LATAM nos Estados Unidos, a gente passa a ter acesso às mesmas fontes de financiamento da operação global”.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>